quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Calor chegou, reunião com os amigos na beira da piscina, e a refeição será churrasco, mas e se um dos seus amigos for vegetariano?
Cada pessoa vegetariana não come carne por motivos diferentes, alguns por questões de saúde, outros por proteção aos animais, o fato é que quando a pessoa decide seguir esse caminho dificilmente ela volta a ingerir carne.
Principalmente as mulheres optam em parar de comer carne, pois se sentem mais leves (magras) e a maioria dos problemas intestinais são amenizados pois as fibras dos vegetais ajudam muito na digestão.
Confiram algumas receitas para ajudar os amigos vegetarianos.

Algumas sugestões: 

a)      "Bifes" de Berinjela/Abobrinha: corte no sentido do comprimento em várias fatias médias. Tempere com shoyu, azeite e orégano (e alho, se vc não tiver nada contra ele). Deixe pegar gosto. Coloque na grelha (longe da carne).



b) Barcas de beringela: Corte a beringela na metade, no sentido do comprimento. Tempere com sal e enrole em papel alumínio. deixe até ficar macia. Retire a polpa (deixe um pouco pra não ficar só casca) com uma colher/faca e amasse com azeite, tofu (ou ricota/cottage para os lacto-vegetarianos), sementes de girassol, salsinha e pimenta, etc. Recheie e coma!



c) Tomates: corte o tomate na metade, tb no sentido do comprimento. Tire as sementes. Tempere com uma pasta de açucar mascavo, sal e azeite (mais ou menos 1 colher de sopa, 1 colher de chá e outra colher de sopa). Coloque em espetos grandes e deixe até a casca ficar bem enrugada.

d) Cebola: Corte a cebola fazendo um "x" por cima. Tempere com sal e azeite, una novamente e enrole em papel alumínio. Coloque diretamente nas brasas e deixe até ficar macia.

e) Frutas: Banana com casca, colocada diretamente na brasa, e abacaxi em rodelas com canela, na grelha. Assar a maçã bezuntada em melado e especiarias é outra dica. 



f) Espetinho de PTS ou Gluten: Lave e Hidrate a PTS grossa (5 minutos em água fervente), lave novamente, esprema bem. Ou então faça o gluten e cozinhe com temperos ou use a carne vegetal em lata. Tempere com um pouco de vinagre branco e temperos a gosto. Deixe pegar gosto. Faça espetinhos intercalando a PTS/Gluten, pedaços de tomate, pimentão, cebola, tofu, brinjela, abobrinha, etc. Coloque na grelha (ou no forno, apoiando as pontas do palito sobre a borda de uma fôrma).

g) Só tofu: corte uma fatia grossa de tofu. Drene a água por uns 30 minutos e depois faça uma marinada com temperos de sua preferência. Deixe mais uns minutos. Coloque na grelha besuntada de azeite até formar uma casquinha. Vire com cuidado pra não quebrar.
Pode usar também o tofu drenado, congelado e drenado mais uma vez. A textura é mais elástica e não corre o risco de esfarelar. 

h) Batata : Lave bem com a casca e cozinhe por uns 10 minutos. Embrulhe em papel alumínio e coloque na brasa até ficar macia. Recheie como quiser.

i) Hamburgueres e salsichas vegetais, feitos em casa ou comprados pronto, também ficam bons grelhados.


j) Claro, molho vinagrete com pão também é bom, além da salada de rúcula. Ou invente saladas misturando folhas, frutas e castanhas, com um molho refrescante (hortelã, limão, mostarda, iogurte...)

l) Leve uma salada tipo maionese sem ovos que faz o maior sucesso. Está na seção de receitas, escolham a de ricota ou a de cenoura. 

m) Palmito Pupunha in Natura. Vende em diversos supermercado. Basta enrolar no papel alumínio e 2 horas direto na brasa (um lugar ao lado do carvão, sem encostar na brasa. Caso contrário queima). Aí é só abrir a casca, temperando com azeite e sal. 




n) Alho Poró: Corte as folhas, abra o talo no sentido do comprimento e coloque para assar.

o) Cenoura, Pimentão e Cebola: Corte uma cenoura em lâminas no sentido do comprimento, tiras grandes de pimentão e rodelas grossas de cebola (sem destacar os anéis). Tempere com sal e - opcional - um pouquinho de azeite e alecrim. Asse na grelha ou chapa bem quente até ficar macio. Sirva acompanhado de um molho feito com shoyu e limão. 

p) Pão de alho (compra-se pronto ou faz com pão, alho, orégano e azeite). Só colocar na grelha pra torrar.

q) Cogumelos frescos: escolha cogumelos grandes, como Portobello e Shiitake ou faça espetinhos com os menores (Paris, Shimeji). Higienize, tempere como preferir e grelhe. 




r) Bolo salgado: feito com fatias de pão de fôrma sem casca levemente umedecidas com uma mistura de água e shoyu, intercalados com purê de batata, maionese de cenoura ou beterraba (mesma receita), faça PTS desfiada e bem temperada, coloque milho, ervilha, cubra com batata palha. Sirva gelado.

s) Espiga de milho. Debulhe e reserve a palha. Enrole a espiga novamente na própria palha. Coloque ao lado da brasa (procure não enconstar). Se você comprou o milho já sem cabelo e palha, use papel alumínio. 

t) Pinhão: coloque uma fôrma de alumínio sobre a grelha da churrasqueira (a mais baixa) e deixe esquentar. Coloque os pinhões e mexa de vez em quando, até a casca ficar quebradiça e ficar facil de descascar. 

u) Molhos: você pode deixar molhos diversos para acompanhar o churrasco: alho, pimenta, mostarda, barbecue, agridoce... Todos combinam muito bem com os vegetais grelhados. 
Sugestões site: VegVida

Todos esses pratos coloridos enchem os olhos de qualquer pessoa, faça as receitas em grande quantidade para que todos os convidados possam experimentar cada prato.



Zamir Jr MTB - 65189
Equipe de Jornalismo MadX Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário